Total de visualizações de página

5 de abril de 2014

Continuação do Evangelismo moderno

A música é boa, mas para ser viva precisa da nossa vida que nos vem da vida de Cristo quando o buscamos de coração; os corais nas igrejas são maravilhosos e auxiliam grandemente a obra do Senhor, mas eles não tomam o lugar do individuo; as projeções luminosas podem ajudar extraordinariamente, como os consursos, os flanelófrafos, e discos e mil coisas mais das conquistas do homem neste século de maravilhas, mas nunca, nunca tomam o lugatr do individuo na sua responsabilidade diante do Senhor.

      A quinta tendência é a ênfase DOUTRINÁRIA. Os farizeus abandonaram a VIDA realmente VIDA, e se voltaram para a doutrina, com certos coloridos de ortodoxia, de pureza aparente, uma fidelidade fictícia; ERA A LETRA QUE MATA em vez do ESPÍRITO QUE VIVIFICA. Eram semelhantes à figueira onde Jesus foi buscar fruto e só encontrou folhas. A doutrina é boa, é sadia, é oportuna, é sagrada, mas carece da vida individual, da vida que esteja ligada à FONTE DE VIDA que é Jesus, para torná-la viva a fim de transmití-la aos demais. Lí alhures vindo da América do Norte que uma tendência que vem acentuando nesse grande país entre as denominações é a ênfase doutrinária. Carrega-se nesta e naquela côr de uma doutrina, de outra doutrina, mas tudo na direção da letra morta; em prejuizo da piedade verdadeira da oração, da busca do PODER do Senhor, da comunhão com o Senhor, da crucificação do eu, da rendição incondicional ao Senhor, da pureza de vida interior, da santificação dos corações. E como resultado desse esforço unilateral é um neofarisaísmo, isto é, apego à letra da Bíblia em prejuizo do Espirito Santo que vivifica. Doutrina sem vida não passa de letra morta. Precisamos da doutrina, mas antes dela, da VIDA. Sem vida, não geramos vida. Doutrina sem vida gera anormais da fé. Vida primeiro e depois doutrina. Só ganhamos almas para Cristo com vida, a vida que é o próprio Jesus.

      A sexta tendência do evangelismo moderno é a LITUGIA. Apesar da simplicidade do culto da maior parte das denominações evangélicas, verificamos uma carta tendência para introdução de certos elementos litúrgicos no culto sagrado. Sabemos que a liturgia visa a substituir a vida; liturgia é formalismo, e o formalismo é vazio e ôco; muito bonito, muito solene, mas morto, mais morto do que Lázaro no sepulcro de Betânia. E muitos descansam nessas fórmulas esteriotipadas, nesses arremendos de vida e não trabalham, e não evangelizam e não realizam a obra do Senhor. O individuo de perde nesse labirinto e dilui-se a sua responsabilidade; mas a Bíblia nos diz claramente que "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". O que eu, indivíduo, tenho que fazer, ninguém o fará por mim; minha responsabilidade diante do Senhor é intransferível.

      Eis aqui, na íntegra as outras três tendências do EVANGELISMO MODERNO; Editado em 03 de abril de l964 pelo Pastor Enéas Tognini,  extraído do livro SÃO PAULO SERÁ DESTRUÍDA.

      É notável como existe uma grande verdade vivida neste modernos tempos.



Pastor Antônio Dias do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem