Nas cidades onde o turismo é muito forte, por ser o carro chefe dos negógios, como em Salvador, Fortaleza, Porto Seguro e tantas outras, o investimento nesta área é por demais explorado e uma dessas áreas chama-se ATENÇÃO AO VISITANTES. Essa atenção é imediatamente transmitida em forma de sorriso genuíno e não "sorriso amarelo".
Essas campanhas visam estimular o turista a se sentir bem e a voltar mais vezes, afinal a acolhida é mais importante que as paisagens, não é mesmo?
Hoje somos mais preparados nos grandes centros a receber violências, desacatos, desrespeito do que mesmo um simples sorriso. Quando damos um bom-dia, abrimos os braços, comprimentamos ou manifestamos um sorriso e uma alegria, parece que as pessoas ficam desconfortadas e espantadas. Esses dias fui ao DETRAN/SP e depois de encarar uma bela fila, quando cheguei ao guichê para ser atendido estendi a mão e dei um bom dia com muita naturalidade; a mulher levantou a cabeça, olhou assustada para mim e me disse: "Puxa, já atendi centenas de pessoas hoje e é o primeiro bom dia que recebo". As pessoas estão preparadas para assimilar comportamentos estressados e gestos descorteses, mas um sorriso desconcerta tudo isto.
O mau humor é contagiante, o ambiente fica pesado, as relações interpessoais ficam complicadas. Quem tem um superior mau humorado sabe bem disto que estou dizendo. Mas quem tem um patrão, chefe ou qualquer encarregado bem humorado trabalha com mais prazer. Quem se casa com uma pessoa bem humorada supera melhor as dificuldades que fazem parte do casamento. Você já foi atendido por um vendedor mau humorado? Não faz a gente desistir da compra? Fui com minha esposa numa ótica, fomos tão bem atendidos pela vendedora que depois levei toda minha familia para comprar lá. Cá prá nós, nada deixa menos saudades do que o contato com pessoas de expressão azeda e alma nublada.
Pensando nisto tudo, a igreja é exatamente o lugar onde as pessoas saem das suas casas para ter um encontro com a Paz e com a leveza do ambiente causada pela presença do Espírito Santo. Os visitantes irão encontrar isto onde? Não são nas paredes nem nas cadeiras nem no belo espaço físico do ambiente, mas sim nas pessoas que figuram no ambiente. Ora, os visitantes com certeza, levarão notícias nossas para outras pessoas. Não é assim que funciona o turísmo? Então, vamos acolher nossos amados visitantes como eles merecem (da mesma forma como gostaríamos de ser tratados e atendidos também), eles são o carro chefe da Igreja e com certeza voltarão e trarão outros. Foi assim com a Rainha de Sabá e não será diferente agora. (I Reis 10:1-13).
Pastor Antônio Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem