Total de visualizações de página

5 de abril de 2014

Deus sabe o que faz

Algo muito forte, profundo e aterrorizante me chamou a atenção quando me deparei com o seguinte versículo: "ENTÃO, DALILA FEZ DORMIR SANSÃO NOS JOELHOS DELA E, TENDO CHAMADO UM HOMEM, MANDOU RAPAR-LHE AS SETE TRANÇAS DA CABEÇA; PASSOU ELA A SUBJUGÁ-LO; E RETIROU-SE DELE A SUA FORÇA. (Juízes 16:19).

          Primeiro, veio-me à lembrança, de quando criança, minha querida vózinha (FELISBELA), colocava minha cabeça sobre seu delicioso colo, para num leve e carinhoso cafuné me fazer dormir; este é o principal objetivo do colo de uma pessoa, realmente é um lugar que representa confiança, descanço, aconchego e carinho da pessoa amada; resumindo: O COLO É UMA DELÍCIA.

          Para não me ater em toda história deste que foi um dos poderosos Juízes de Israel chamado Sansão, quero apenas trazer algumas consideração que julgo ser de grande importância para o caro leitor Podemos considerar algumas coisas:

- Sansão significa "HOMEM DO SOL", nascido de uma mãe estéril e consagrado à Deus como Nazireu, por isso existia algumas restrições em sua vida pessoal como: Não podia beber vinho, comer comidas imundas, tocar em cadáveres nem cortar os cabelos (Jz.13:5);
- Casou-se primeiro com uma mulher filistéia (Deus tinha um propósito nisto. Jz.14:4);
- Matou um leão e retirou mel do cadáver do animal, dias depois;
- Sua mulher amada foi dada para seu amigo; Seu sogro, ofereceu a outra filha em lugar da sua amada;
- Ele vingou-se com as raposinhas e veio a matar mil homens por isso;
- Quando teve sede, clamou à Deus e o Senhor fez sair água da rocha para ele beber;
- Foi para uma casa de prostituição e o diabo, por saber das suas fragilidades, colocou Dalila no seu caminho, onde este veio a se apaixonar;
- Dalila se aliou com seu povo para conhecer o segredo da  força de Sansão, fazendo várias tentativas e chegando ao seu objetivo principal que era subjugá-lo, humilhá-lo e por fim destruí-lo.
- Sansão tinha sete tranças nos cabelos, representando os sete espíritos do Senhor  que são:   (Isaías 11:2) – E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
          
          Percebam que o colo dela estava tão aconchegante que ele confiadamente, depois de haver revelado todo o segredo da poderosa unção do Espírito Santo em sua vida, caiu num profundo sono que não percebeu a presença do seu algoz inimigo cortando suas tranças. E mais uma vez ele é traído pela sua paixão. O colo de Dalila era muito gostoso, porém traiçoeiro.

        Quando foi cortada a 1ª trança ele perdeu o Espírito do Senhor, ou seja, ele deixou de lado sua fidelidade com Deus, e o caminho para derrota tornou-se inevitável. Muitos cristãos, sem perceberem, por estarem dormindo, já perderam a fidelidade, deixando-se serem comprados, conduzidos e corrompidos pelas ofertas enganosas do sistema mundano. Vivem como se Cristo não existisse.

        Quando foi cortada a 2ª trança ele perdeu o Espírito de sabedoria, ou seja, perdeu o temor do Senhor, o seu voto agora não valia mais nada. Tornou-se um tolo, um insensato. Quando o crente não valoriza mais sua posição no Reino de Cristo, ele fica vulnerável aos ataques de satanás. Fica a comunhão debilitada,  fracassada e sem firmeza e passa a ser objeto de humilhação pública e de chacota dos outros.

        Quando foi cortada a 3ª trança ele perdeu o Espírito de entendimento; ou seja, ele deixou de saber qual o objetivo de Deus para sua vida, não fez conta do chamado de Cristo e, assim, o crente não sabe porque vai à igreja. Está irremediavelmente perdido, não sabe quem é ele, nem onde está; em outras palavras, perde o norte da vida.

         Quando foi cortada a 4ª trança ele perdeu o Espírito de conselho, ou seja, Sansão foi escolhido para ser um Juiz, para julgar e defender seu povo Israel e ter visão equilibrada de todas as situações; até que conduziu-se pelos conselhos traiçoeiros de Dalila. Quantos Cristãos estão nestas condições, envolvidos em meios aos escarnecedores que não se sentem mais na autoridade de dizer o que é certo ou errado. É um verdadeiro sal que perdeu seu sabor. Que triste ver isto!

         Quando foi cortada a 5ª trança ele perdeu o Espírito de Fortaleza. Este é o momento em que uma situação não está favorável e o crente vai buscar o fortalecimento no Senhor, como fez Davi (I Sm.30,6) ou como Josué e Calebe (Nm.14.6-9). Caso contrário, a primeira coisa que vem à cabeça é a murmuração, a incredulidade e a incapacidade de enfrentar as adversidades.

         Quando foi cortada a 6ª trança ele perdeu o Espírito de conhecimento. A Bíblia trata em vários pontos sobre a importância de buscar o Conhecimento do Senho. Oséias 6:3 diz: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor", em outro trecho diz "Meu povo é destruído por falta de conhecimento"; em 2ª Pe.3:18 está escrito: "Crescei na Graça e no conhecimento do Senhor". Infelizmente, muitos Cristãos conhecem o funcionamento e como fazer crescer uma Igreja, mas demonstra que não tem mais interesse em prosseguir conhecendo ao Senhor, (estão se achando!), já sabem tudo, não precisa aprender com ninguém e assim elevam seus corações para uma escalada de exaltação, deixando de lado o mais sublime de todos os princípios que é o da humildade. É o excesso da auto-confiança. Isto é grave! Sansão, embora tão forte, se sentiu o rei da cocada preta.

         Quando foi cortada a 7ª trança ele perdeu o Espírito de Temor do Senhor. Aqui, chega ao estágio final de uma trajetória para o fundo do poço. Neste ponto, o grande Juiz Sansão foi como qualquer incircunciso filisteu, e a primeira coisa que o inimigo faz é vazar seus olhos, deixá-lo sem visão. Assim, estamos caminhando para dias em que muitos cristãos não enxergarão mais as coisas espirituais, analisarão tudo normalmente ou carnalmente. É simplesmente lamentável ver pessoas que professam Jesus Cristo, viverem sem o temor do Senhor. 

         A Igreja e os Cristãos em geral devem tomar muito cuidado com as carícias do mundo, não se envolverem em lugares que não condizem para servos e servas de Deus. Cuidado com as misturas e com os relacionamentos desiguais. Quantos vivem enormes arrependimentos por estarem em lugares errados e com pessoas erradas na prática também de coisas erradas? Pastores e líderes em geral, fujam do delicioso colo do pecado, ele é traiçoeiro e traz resultados de morte. Não permitam que a Igreja se amolde aos padrões do mundanismo. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia das nossas vidas e nos livre de todo mal. Amém!

"DEUS SABE O QUE FAZ"



Pastor Antônio Dias do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem